Identificação
Título
The Tide as Supplier: Social Entrepreneurship in Artisanal Fishery — HaBituS - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
Tipo de item
Origem
Assuntos
Ano de publicação
2024
Descrição
O artigo analisa o papel do empreendedorismo social dentro da pesca artesanal, enfatizando sua importância na geração de renda, desenvolvimento social, conservação ambiental e manutenção dos direitos de posse e cultura das comunidades pesqueiras.
Além da captura e comercialização do pescado, a pesca artesanal envolve uma série de atividades complementares, como a produção de artesanato a partir de resíduos da pesca, por exemplo, conchas de moluscos. Esse tipo de reaproveitamento não apenas reduz o impacto ambiental, mas também abre novas oportunidades econômicas para grupos marginalizados, principalmente mulheres, que desempenham um papel significativo na cadeia produtiva, mas muitas vezes são excluídas dos processos de decisão.
O estudo adota uma abordagem qualitativa para documentar essas experiências de empreendedorismo social na pesca artesanal, destacando práticas que promovem a sustentabilidade e o comércio justo. O artigo ressalta que essa cadeia de valor alternativa permite uma integração mais equitativa dos trabalhadores da pesca e fortalece as comunidades ao criar produtos artesanais de alto valor agregado.
Referência
Goiânia, v. 22, n. 2, p. 200-211, jul./dez. 2024.
Produzido em parceria com as Quilombolas de São Lourenço.