Caraí/MG

Caraí está a 32km da rodovia Rio/Bahia, na entrada de Padre Paraíso. É um pequeno município do Vale do Jequitinhonha com uma particularidade urbana que o distingue dos demais – muitas casas estão construídas sobre lajedos. Lá, encontram-se as comunidades de Santo Antonio do Eurico e Ribeirão Capivara, onde vivem grandes mestres e suas famílias, produtores de uma rica e tradicional cerâmica figurativa do Vale. O colorido das peças, sejam potes ou figuras, é tirado dos diversos tipos de argila encontrados no Vale, que vão das tonalidades ocre aos rosados e brancos.

Tema: Cerâmica - 2006-2007

Cidade: Caraí/MG

Duração: 1 ano

Artesãos Beneficiados: 22

Gênero: Mulheres

Caraí está a 32km da rodovia Rio/Bahia, na entrada de Padre Paraíso. É um pequeno município do Vale do Jequitinhonha com uma particularidade urbana que o distingue dos demais – muitas casas estão construídas sobre lajedos. Lá, encontram-se as comunidades de Santo Antonio do Eurico e Ribeirão Capivara, onde vivem grandes mestres e suas famílias, produtores de uma rica e tradicional cerâmica figurativa do Vale.

O colorido das peças, sejam potes ou figuras, é tirado dos diversos tipos de argila encontrados no Vale, que vão das tonalidades ocre aos rosados e brancos.

Todos aprenderam o fazer desde pequenos numa tradição familiar, ora amassando o barro ora levantando potes e por fim como diz a artesã Ana Teixeira fazendo “pecinha” para brincar.

Estas duas comunidades tão próximas na expressão artesanal, geograficamente estão distantes em média 6km uma da outra. Não há um agrupamento central, é uma região de antigas fazendas, as casa são distantes, isoladas, de acesso difícil onde nem sempre o carro chega. Os deslocamentos são caminhadas no meio de trilhas secas abertas na caatinga e cortadas por fios de riachos quase sem água.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens