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O futuro do artesanato 

Em 2021, a Artesol seguiu atuante no universo do artesanato brasileiro, desenvolvendo projetos e ações relevantes, que mantêm viva a tradição dos saberes e fazeres artesanais na contemporaneidade, promovem a inclusão social, o empreendedorismo baseado no comércio justo, a valorização das identidades culturais locais e o protagonismo dos detentores de saberes populares. Mais que isso, a Artesol tem apoiado os artesãos a desenharem um novo futuro baseado na conectividade digital e offline, na economia criativa e, especialmente, na coletividade. Quer relembrar nossas principais conquistas desse ciclo?

Uma rede de conexões, visibilidade, inspiração e oportunidades

No último ano, concluímos mais uma etapa do Projeto Rede Artesol. Através da iniciativa, seguimos identificando os principais núcleos artesanais espalhados pelos diversos biomas brasileiros e promovendo capacitações nas áreas de tecnologia de comunicação, gestão e comercialização. A iniciativa também registra e difunde a memória dos mestres e artesãos e seus saberes populares em sua moderna plataforma digital traduzida em 58 diferentes línguas para todo o mundo. É um projeto que envolve tradição e inovação, ancestralidade e contemporaneidade, fortalecimento da autoria e da coletividade. 
Clique aqui para acessar nosso portal!

Confira alguns resultados do projeto:

Valorização dos povos tradicionais: a Rede inclui 10 organizações/associações indígenas de diferentes etnias, 8 associações quilombolas e 15 comunidades ribeirinhas.

Fortalecimento dos negócios das mulheres: 82% dos artesãos da Rede são mulheres. Ao entrarem no projeto, elas relatam ganho de autoestima, reconhecimento do trabalho e elevação da renda.

Formação: foram 456 horas de capacitação com coletivos de artesãos, além de mentorias individuais e o lançamento de uma nova websérie com 77 vídeos. 

Divulgação: 533 mil page views de 150 países no portal do projeto.

Articulação: 59 conferências online (batizadas de Papos Artesanais), onde artesãos de todo o Brasil discutem soluções e novas perspectivas para o setor do artesanato.

Conteúdo: 40 novas reportagens, novos conteúdos na seção de artesanato brasileiro (conceitos, referências e definições) e lançamento da Midiateca (um banco de referências com publicações e vídeos sobre o segmento).

Canal Artesol

Para estimular a formação continuada dos artesãos, o projeto contemplou a produção de uma série de webaulas sobre temas relacionados ao setor do artesanato brasileiro. Ao todo foram lançados 77 vídeos nas áreas de gestão, políticas públicas, comunicação, criação de produtos, design e comercialização. As aulas foram concebidas e ministradas por 10 especialistas diferentes. Todo conteúdo está  disponível no Canal Artesol, que pode ser acessado por qualquer artesão ou outros interessados a partir de um cadastro no site. A plataforma é gratuita e disponibiliza outros conteúdos relevantes, democráticos e inovadores com mini-documentários e podcasts. Para conhecer, acesse aqui

Midiateca

Uma das novidades da última edição do Projeto Rede Artesol é a criação de um banco de referências com publicações e produções do universo artesanal como teses, dissertações, documentários, reportagens, cartilhas e sites. Atualmente, esse banco de conteúdos conta com 414 publicações/vídeos, que abordam questões sociais, antropológicas e identitárias relacionadas aos núcleos de produção artesanal brasileiros ou a técnicas específicas. Acesse aqui.

Pesquisa com os artesãos

A cada ano, a Artesol encomenda uma pesquisa para avaliar o perfil dos integrantes do projeto, mensurar os principais resultados e construir conhecimento sobre o setor artesanal no Brasil. Um dos dados relevantes apontados na pesquisa de 2021 é que mais de 82% dos membros da Rede são mulheres, o que é um número muito expressivo, porque aponta o quanto o artesanato é importante para gerar renda para elas e torná-las mais independentes. Além disso, cerca de 70% dos artesãos ouvidos afirmaram terem tido oportunidades de negócios geradas através do projeto. Uma parte expressiva deles relatou também oportunidades de parcerias com marcas e designers, convites para participar de feiras, dar palestras ou oficinas e aumento de visibilidade graças ao projeto.

Prêmio Tecnologia Social Banco do Brasil

Em 2021, a iniciativa Artesanato 5.0 - Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro, a nossa Rede Artesol, foi certificada como uma Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. A Tecnologia também foi indicada como uma das três finalistas para receber o Prêmio na categoria Inovação Digital. Há 20 anos, o prêmio reconhece tecnologias que criam soluções e transformam a realidade de milhões de brasileiros pelo país, através da inovação e da inclusão social! Veja aqui texto sobre o nosso projeto finalista e saiba mais sobre o que significa uma tecnologia social!

Melhores ONG's

Em 2021, a Artesol conquistou ainda outro importante reconhecimento. Entre mais de mil inscritos, foi considerada uma das 100 melhores ongs do Brasil. A seleção é realizada pelo Instituto Doar, que anualmente promove o Prêmio Melhores Ongs com o objetivo de reconhecer as melhores organizações da sociedade civil do país com base em critérios como Transparência, Responsabilidade, Gestão, Comunicação e Prestação de Contas, entre outros. Confira aqui a lista de todas as ongs selecionadas. 
 

E-commerce Artiz

Em 2021, a Artiz, loja social da Artesol, ganhou um e-commerce! Esse é mais um canal de comercialização que pode levar o artesanato brasileiro para mais casas de todo o Brasil, fomentando a economia criativa! Ao todo, a Artiz já tem seis anos de atuação, gerando renda para os artesãos da Rede Artesol e promovendo o comércio justo. Todo o lucro obtido com a venda dos produtos é reinvestido na manutenção dos projetos da Artesol! Acesse a página pelo link

Coleção Autoral

Também em 2021, a Artiz lançou sua primeira coleção autoral com peças de decoração criadas em parceria com núcleos de artesãos de diferentes territórios criativos do país. Para o desenvolvimento, o designer Antônio Castro realizou e uma pesquisa e criou o conceito das peças em diálogo com os artesãos e suas referências para potencializar o que cada grupo tinha de mais exclusivo. O foco da iniciativa é estimular a inovação no artesanato brasileiro através de coleções próprias, que valorizam as identidades locais e criam conexões entre o artesanato tradicional do interior do país e o mercado contemporâneo. A série de objetos desenvolvidos inclui luminárias tramadas com capim do brejo, clutches de marchetaria criadas com madeiras nobres e vasos de cerâmica com design atemporal, entre outras. Confira aqui!

Saiu na mídia

Um dos focos da área de comunicação do projeto é o relacionamento com a imprensa nacional que tem resultado em um amplo espaço para o tema do artesanato e da cultura popular em mídias especializadas da área de cultura, economia, decoração, design, moda e sustentabilidade, entre outras. Ao todo, foram publciadas 28 reportagens na imprensa nacional nas editorias de negócios, decoração, cultura, arte e moda. Destaques para os veículos Pequenas Empresas Grandes Negócios, Folha de S. Paulo, UOL, Casa Vogue e Casa e Jardim. 

 

 

 

 

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