Relatório Artesol 2017

Palavra da presidente

O ano de 2017 foi um ano transformador na história da Artesol por vários motivos. O início da execução do projeto Rede Artesol trouxe um grande desafio, mas nos proporcionou uma real imersão no Brasil feito à mão, nas mais diferentes partes do País. Nas primeiras etapas dessa iniciativa - que tem como foco o mapeamento e a divulgação dos principais grupos produtivos de artesãos brasileiros, nossa equipe realizou diversas pesquisas, entrevistou dezenas de lideranças comunitárias, trabalhou na articulação com órgãos públicos e viajou para diferentes territórios, biomas, aldeias e terras quilombolas do País. Esse encontro com as comunidades, mestres e artesãos e tantos personagens do interior do país nos enche de motivação para seguirmos firmes no propósito de revelar esse Brasil autêntico repleto de nuances, potencial criativo, saberes populares e capacidade de desenvolvimento.

Na outra ponta, o fortalecimento da nossa parceria com o grupo Iguatemi e a transformação da pop up ARTIZ em um espaço permanente de comercialização e negócios nos proporciona uma chance única de fazer mais uma conexão entre esses Brasis de lá e o Brasil de cá, ansioso por consumir, conhecer, estudar e interagir com expressões autênticas de arte, design, cultura, ancestralidade e identidade própria. Essas duas frentes principais (articulação em rede e comercialização) nos fizeram entrar no ano de 2018 em que completamos 20 anos
de história - cheios de novas perspectivas e oportunidades. Esperamos contar com vocês para celebrar, prestigiar, compartilhar e somar nesse novo ciclo.

 

Leia mais reportagens