São João da Varjota/PI

Com o apoio do Artesanato Solidário/ArteSol, a Comunidade dos Potes reúne-se hoje na Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de Paquetá, formada por 35 famílias de oleiros que vivem do artesanato.

Tema: Cerâmica - 2000 e 2002/2003 (2 Intervenções)

Cidade: São João da Varjota/PI

Duração: 3 anos

Artesãos Beneficiados: 13

Gênero: mulheres e homens

São João da Varjota, município emancipado de Oeiras em 1994, está localizado na região centro-sul do Piauí, a 287 km de Teresina, capital do Estado. Seus 4500 habitantes têm na agricultura sua principal atividade econômica. A pecuária de subsistência e o artesanato em cerâmica complementam a vida dessas pessoas, em sua maioria descendentes de antigos escravos.

Nesse pedaço do semiárido piauiense, especificamente na localidade de Paquetá, encontra-se a Comunidade dos Potes, como é conhecido o grupo de famílias de oleiros, integrantes do projeto desenvolvido pelo Artesanato Solidário.

O trabalho em cerâmica realizado na Comunidade dos Potes é herança desse  passado tão característico do cenário de antigas fazendas. A produção de potes serviu, inicialmente, à necessidade de armazenar água e de guardar sementes de uma colheita para a outra. Suas formas e dimensões são lembranças vivas das soluções locais para a lide diária.

“Eu me chamo Antonia Maria de Souza, mais conhecida por Antonina. Tenho 75 anos e desde os 7 levanto potes. Aprendi esta arte em Picos, com minha mãe, Antonia Moreira, e meu pai que era oleiro, Lucínio Simplício de Souza”.

A matéria-prima é retirada na própria comunidade. A argila preta é “levantada” em potes, quartinhas, xícaras e outros objetos, hoje usados na decoração de jardins, varandas e ambientação de espaços públicos. A produção é feita em um galpão, onde foram construídos um forno para a queima e um depósito para armazenar a matéria-prima e o estoque de produtos.

O aprimoramento e diversificação dos produtos estão permitindo aos artesãos da Comunidade dos Potes, em São João da Varjota, ter uma alternativa concreta de geração de renda. A divulgação desse belo artesanato e sua comercialização abrem o caminho para a sustentabilidade dessa atividade tão tradicional da região.

Com o apoio do Artesanato Solidário/ArteSol, a Comunidade dos Potes reúne-se hoje na Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de Paquetá, formada por 35 famílias de oleiros que vivem do artesanato.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens