Várzea Grande/MT

O principal produto da comunidade é a rede, mas as tecelãs também produzem mantas, tapetes, caminhos de mesa, jogos americanos, saídas de banho e xales.

Tema: Tecelagem - 2006-2008

Cidade: Várzea Grande/MT

Duração: 2 anos

Artesãos Beneficiados: 19

Gênero: mulheres

O Estado de Mato Grosso está situado no Centro Geodésio da América do Sul e faz parte da rota turística Travessia do Pantanal. Trata-se de uma região com grande atratividade turística e rica paisagem em seus ecossistemas – Pantanal, Cerrado, Amazônia, Araguaia e Chapada dos Guimarães.

Limpo Grande é uma comunidade com cerca de 200 moradores, distrito de Várzea Grande e está a 30 km de distância do centro de Cuiabá. Os moradores de Limpo Grande têm na agricultura de subsistência e na tecelagem suas principais fontes de renda.

Mato Grosso abriga uma tecelagem artesanal muito reconhecida pelo colorido e técnica herdada dos índios e portugueses, com desenhos que retratam a flora e a fauna, com cores fortes certamente influenciadas pela exuberância do ambiente natural e clima quente da região. A produção da rede cuiabana conserva ainda a técnica do tear vertical, herança da cultura indígena, feita por mulheres da região há mais de quatro gerações.

O principal produto da comunidade é a rede, mas as tecelãs também produzem mantas, tapetes, caminhos de mesa, jogos americanos, saídas de banho e xales.

O Artesanato Solidário/ArteSol, em parceria com o Ministério do Turismo, desenvolveu o projeto de promoção do turismo, “Tecendo os caminhos de Limpo Grande”, cujas integrantes são as tecelãs da comunidade que fazem a rede cuiabana.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens