O que fazemos

Projetos institucionais

Rede Artesol

Projeto que mapeia, sistematiza e divulga os agentes da cadeia produtiva do artesanato, promovendo a conexão entre eles. Através de uma moderna plataforma digital, a iniciativa fortalece o artesanato enquanto patrimônio cultural e fomenta um ecossistema de negócios para gerar desenvolvimento socioeconômico.

As ações do projeto abrangem a capacitação dos membros desta Rede; a criação, curadoria e difusão de conteúdo qualificado sobre o artesanato brasileiro; a articulação dos membros para a troca de conhecimentos e a manutenção de um espaço virtual de aprendizagem que promove a formação e atualização constante dos artesãos.

A essência dessa iniciativa é promover pesquisas e reflexões, produzir conhecimento e indicadores e fomentar políticas públicas que coloquem os saberes e a produção artesanal dos povos tradicionais em diálogo com o mundo contemporâneo.

Artiz

Projeto de comercialização e espaço de negócios criado em parceria como o Grupo Iguatemi que apresenta o artesanato tradicional brasileiro em diálogo com o design e a arte popular.

O objetivo é aproximar artesãos apoiados pela Rede Artesol do público consumidor, levando o patrimônio cultural do Brasil afora para a casa dos brasileiros adentro através de uma cuidadosa curadoria. Por meio do projeto são comercializados objetos exclusivos de diversas regiões do Brasil, nas técnicas de entalhe, trançados, rendas, bordados, cerâmicas, tecelagem, entre outras.

Esse espaço estratégico tem o propósito de ressignificar o olhar do consumidor para a produção artesanal brasileira, valorizando seus autores e fortalecendo as práticas de comércio justo.

Festival Artesol

O Festival da Cultura Imaterial no Fazer Artesanal é um evento idealizado pela Artesol que celebra a diversidade do artesanato tradicional do Brasil e as memórias milenares de povos indígenas e outras memórias tão antigas dos povos africanos e europeus que se materializam na produção artesanal. A programação inclui atividades como mostras, seminários e feiras de comercialização que aproximam o público do universo do artesão e seus saberes ancestrais, com símbolos da sua fé, sua potência criativa e sua relação com os biomas do país. A primeira edição do projeto aconteceu no Rio de Janeiro, em 2018, reunindo artesãos, artistas, conferencistas de diferentes áreas, pesquisadores, educadores, consumidores e o público geral em um evento inédito totalmente dedicado ao fazer artesanal. A próxima edição do projeto terá um formato online e totalmente inovador. Mais informações em breve!