O que fazemos
A Artesol atua pela salvaguarda do artesanato brasileiro dentro de três pilares principais, que se materializam por meio de cinco projetos.
Consultoria e Curadoria
Atuamos prestando serviços para organizações privadas e governamentais nas áreas cultural, social e econômica, identificando desafios e potencialidades na cadeia do artesanato. Ajudamos parceiros a desenhar soluções que passam pela inovação social, sustentabilidade, inclusão socioprodutiva e a comercialização do artesanato.
Projetos Sociais
Desenvolvemos projetos de capacitação de artesãos e coletivos produtivos que envolvem metodologia própria criada e testada em mais de uma centena de grupos em todo o Brasil. O trabalho contempla módulos como identidade cultural, gestão, design de produtos, comunicação, tecnologia e comercialização.
Projetos Culturais
Realizamos mostras, festivais, exposições, publicações, documentários e outras produções relacionadas ao artesanato de tradição cultural brasileiro e suas diferentes conexões com a cultura popular.
Nossos projetos
Rede Artesol
Projeto que mapeia, sistematiza e divulga os agentes da cadeia produtiva do artesanato, promovendo a conexão entre eles. Através de uma moderna plataforma digital, a iniciativa fortalece o artesanato enquanto patrimônio cultural e fomenta um ecossistema de negócios para gerar desenvolvimento socioeconômico.
As ações do projeto abrangem a capacitação dos membros desta Rede; a criação, curadoria e difusão de conteúdo qualificado sobre o artesanato brasileiro; a articulação dos membros para a troca de conhecimentos e a manutenção de um espaço virtual de aprendizagem que promove a formação e atualização constante dos artesãos.
A essência dessa iniciativa é promover pesquisas e reflexões, produzir conhecimento e indicadores e fomentar políticas públicas que coloquem os saberes e a produção artesanal dos povos tradicionais em diálogo com o mundo contemporâneo.
Artiz
Projeto de fomento o comércio justo da produção artesanal e espaço permanente de negócios localizado no Shopping JK Iguatemi, a Artiz é uma verdadeira vitrine para o artesanato brasileiro de tradição. Criado em 2017, o projeto atua com pesquisa, curadoria e desenvolvimento de coleções, envolvendo artesãos, mestres, designers e artistas populares de todo o território brasileiro. Ao longo dos anos, já beneficiou cerca de 4 mil artesãos e artesãs, gerando trabalho e renda, estimulando o empreendedorismo, preservando e renovando a produção artesanal de tradição e dando protagonismo a esses artistas. Mais recentemente, os esforços da Artiz têm se concentrado em incentivar o consumidor a transformar sua intenção de compra em uma ação consciente, tornando-se um aliado nas ações de impacto social da Artesol.
Arte dos Mestres
Feira-exposição criada com o objetivo de promover um diálogo entre mestras e mestres artesãos e o público, viabilizando conexões profissionais e a venda de obras diretamente para os visitantes. Além de dar visibilidade às criações dos artistas em ambientes individualizados, o evento oferece uma rica programação, que inclui rodas de conversa com os artistas, espaços formativos e exibição de documentários com registros de seus processos criativos. Com o Arte dos Mestres, a Artesol pretende jogar luz na figura desses mestres e mestras dos saberes e fazeres artesanais do Brasil, fomentando a comercialização da sua produção e promovendo um maior entendimento do público sobre o valor dessa expressão da cultura popular do país.
Têxteis do Brasil
Iniciativa que investiga a essência de importantes coletivos de mulheres que mantêm vivas técnicas como o bordado labirinto, o boa noite, o filé e a renda irlandesa, entre outros. Nossa equipe viaja pelo Brasil, visitando diferentes polos criativos para encontrar essas artesãs, mestras e artistas, mergulhando nesse universo criativo e documentando esses conhecimentos. Ao final da jornada, produzimos um manual ricamente ilustrado com as técnicas têxteis tradicionais brasileiras, contribuindo para a preservação e valorização dessa tradição tão relevante para a cultura popular do país.
Festival Artesol
Um evento para revelar a história, o modo de vida, os saberes populares e a linguagem criativa de diferentes comunidades de artesãos e artesãs ao redor do Brasil. Com uma programação que inclui atividades como exposições, seminários, oficinas e feiras, o Festival pretende aproximar o público do universo artesanal pelo olhar, voz e mãos de seus criadores. A cada edição, o evento celebra a diversidade do artesanato tradicional do Brasil e as memórias milenares de povos indígenas e outras memórias tão antigas dos povos africanos e europeus que se materializam na produção artesanal.