Identificação
Título
Coqueiros/BA
Assuntos
Localidade
Duração
3 anos
Gênero
a maioria mulheres
Artesãos beneficiados
40
Descrição
Descrição curta
Coqueiros, distrito de Maragojipe, está às margens do rio Paraguaçu, a apenas 14 quilômetros de São Félix e Cachoeira, cidades histórias do Recôncavo Baiano que ostentam belo conjunto arquitetônico do período colonial, tornando crescente o turismo na região. O Projeto Cerâmica de Coqueiros foi implementado em maio de 2004 no distrito de Coqueiros com o objetivo de valorizar a atividade artesanal e gerar trabalho e renda para artesãos, aprendizes e suas famílias (num total de 250 beneficiários indiretos). Entre os cerca de 40 artesãos está D. Cadu, mestra ceramista que repassou seu saber a jovens aprendizes.
Descrição completa
Coqueiros, distrito de Maragojipe, está às margens do rio Paraguaçu, a apenas 14 quilômetros de São Félix e Cachoeira, cidades histórias do Recôncavo Baiano que ostentam belo conjunto arquitetônico do período colonial, tornando crescente o turismo na região.
O Projeto Cerâmica de Coqueiros foi implementado em maio de 2004 no distrito de Coqueiros com o objetivo de valorizar a atividade artesanal e gerar trabalho e renda para artesãos, aprendizes e suas famílias (num total de 250 beneficiários indiretos). Entre os cerca de 40 artesãos está D. Cadu, mestra ceramista que repassou seu saber a jovens aprendizes.
A matéria-prima para produção da cerâmica é a argila. Obtida pelos artesãos em estado bruto, ela é espalhada na rua, onde os carros a trituram quando passam, facilitando o trabalho dos artesãos. O barro então é peneirado e misturado com água até ganhar consistência. A modelagem das peças é feita com as mãos, sem utilização de torno.
O processo de queima ocorre a céu aberto. As peças são empilhadas cuidadosamente, intercaladas com fragmentos de lenha e encobertas com tiras secas de bambu e palha seca, formando uma grande fogueira. Antes da queima, algumas peças são brunidas, ganhando um acabamento lustroso.