A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é uma iniciativa da Artesol, organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Seu objetivo principal é promover a salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil. Por meio de diversas iniciativas, a Artesol apoia artesãos em todo o país, revitaliza técnicas tradicionais, oferece capacitação, promove o comércio justo e dissemina conhecimento sobre o setor.

Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro


A maior Plataforma de artesanato de raiz cultural do mundo


Quem somos?

A Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é um projeto de mapeamento e articulação da cadeia produtiva do artesanato brasileiro que promove protagonismo e autonomia de seus membros e o fomento de negócios. Aqui você encontra histórias, imagens e informações sobre os trabalhos das associações, mestres, artesãos, lojistas, programas de fomento e instituições culturais que atuam nesse universo. Você pode acessar os membros da Rede georreferenciados no mapa do Brasil ou pesquisando por categorias, técnicas e estado e contactá-los diretamente.

Pesquise por palavra-chave

A Plataforma

A plataforma da Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro é a maior plataforma de artesanato do mundo, onde os artesãos têm um efetivo canal de interlocução com diversos públicos. Nosso principal serviço é o diretório de artesãos, artistas populares e mestres com suas histórias, contextos geográficos, fotos e contatos atualizados. Aqui você também acessa espaços culturais, programas de fomento e lojistas ligados ao segmento de artesanato brasileiro. O portal ainda possui conteúdos conceituais e um guia de técnicas artesanais, servindo como fonte de pesquisa para estudantes, professores, designers, jornalistas e outros profissionais ligados à cultura popular.