Amazônia: essência, ética, estética, memória e futuro
A exposição “Criativos por Tradição” foi idealizada e construída de maneira colaborativa, integrando um festival que traz a Amazônia para o foco desta edição.
Apresentamos o artesanato criado nesse território e suas conexões com a diversidade étnica e socioambiental, a sustentabilidade, a transmissão de conhecimentos, a autoria, as trocas de saberes, a imaginação e a inovação; assim como a conexão dos sentidos atribuídos pelos criadores a suas criações em consonância com o ritmo da natureza.
Dividimos o espaço expográfico em dois núcleos, um externo e um interno.
No núcleo externo estão expostos objetos feitos de sementes, potes de barro e bancos com grafismos, cestos com sofisticados trançados e artefatos feitos de látex e de miçangas. Incluímos também objetos desenvolvidos por iniciativas que encontram no design contemporâneo um canal para reafirmar que o artesanato da Amazônia está em constante renovação. No núcleo interno, apresentamos o resultado do encontro de múltiplos olhares e sensíveis trocas de conhecimento entre artesãos e profissionais do design.
A estética dos objetos, sejam os tradicionais ou os desenvolvidos com os designers, traduz a relação de seus autores com o bioma, suas cosmovisões e memórias ancestrais, guardando signos de suas crenças, sonhos e afetos.
Com esse festival, pretendemos revelar que não apenas nos usos e nas trocas materiais, mas também na proteção patrimonial, o artesanato tem um valor imensurável para o Brasil, uma vez que integra relações econômicas e políticas, tocando camadas da vida social, seja nas pequenas comunidades onde é produzido, seja nos espaços onde é comercializado.
Apresentar o artesanato e os Criativos por Tradição é o nosso convite para você entender que a Amazônia é maior quando vista de dentro.