Tacos e Linhas - Associação dos Artesãos de Jequié

Localização Praça Luiz Viana - Jequie/BA - CEP 45203-250
Contatos AbrirFechar
E-mail artesaojequie@gmail.com
Copiar
Telefone (73) 98841-1379
Contato Jocimara de Macedo Pereira

"Ensinar não é uma competição, é um legado que você deixa pra outra pessoa. Ninguém faz igual a ninguém. Na associação, a gente conseguiu isso, que cada um ensinasse o que sabe". Jocimara de Macedo Pereira

As mãos que criam, criam o quê?

A Associação dos Artesãos de Jequié é formalizada desde 1996 e funcionou por muitos anos como um grupo de trabalho com artesanato muito diversificado, tendo sede própria com espaço de produção e comercialização no centro da cidade com apoio da prefeitura local. Mas foi apenas em 2005 que o grupo, passando por um processo contínuo de capacitação, deu início à marca Tacos e Linhas. Com o apoio de parceiros, o coletivo de 10 pessoas passou a produzir coleções conjuntas, que enaltecem as características da natureza local.

São jogos americanos, aventais, mobiles, bolsas e todo tipo de peças feitas em tecidos de algodão, mas o destaque vai para os cactos e cajus em retalhos, montados em cascas de cocos e madeiras, adornados com cipós e outras matérias-primas naturais encontradas na região.

Em um processo minucioso, costuram, colam, fazem fuxico, bordam e realizam uma verdadeira fusão de materiais, com a finalidade de representar sua flora e falar da riqueza da natureza.

Orgulhosas, falam do grupo que compõe a Tacos e Linhas como um coletivo organizado, de apoio mútuo, que participa de feiras nacionais e regionais, sempre agradando a quem conhece seus produtos.

Quem cria?

A Associação dos Artesãos de Jequié, a mais antiga da cidade, é composta por 22 artesãos, sendo 02 homens e 20 mulheres. Já o Coletivo Tacos e Linhas é formado pela união de 10 mulheres, que produzem algumas peças artesanais individualmente, mas que se reúnem para confeccionar coleções únicas e exclusivas do coletivo.

Todas as participantes sabem fazer todas as etapas de trabalho, de bordado, costura e montagem, e fazem questão de garantir o processo de ensino e aprendizado entre elas para que o coletivo sempre se aprimore e garanta a qualidade de seus produtos.

“Juntas vamos mais longe". Jocimara de Macedo Pereira

Onde criam?

Jequié, no interior da Bahia, é uma cidade média do polo sudeste, território médio do Rio das Contas. Tem uma população de aproximadamente 160 mil pessoas e um forte parque industrial de gêneros alimentícios, plásticos e sapatos.

O município se formou a partir de uma feira que atraía comerciantes da região no século XIX, e é até hoje uma cidade proeminente, pois centraliza o comércio e a mobilidade de diversas pequenas cidades ao redor

É conhecida pelos casarões históricos e belas cachoeiras. Tem uma vegetação rica e diversificada pois está em uma zona de transição entre a caatinga e a mata. Também é conhecida como “cidade Sol”, é cercada de montanhas e faz calor o ano todo.

Localização
Técnica relacionada