Três Irmãs

Localização Comunidade de Laranjeiras de Espindola - Barra Do Mendes/BA - CEP 44990-000
Contatos AbrirFechar
E-mail eriela.souza@hotmail.com
Copiar
Telefone (74) 99804-0690
Contato Clecinha (os contatos devem ser feitos preferencialmente via whatsapp)

As mãos que criam, criam o quê?

"A gente vai por atalhos, carreiros, pega esse material, traz nas costas", conta Clecinha, uma das irmãs do grupo Três Irmãs. A preparação da fibra, extraída do talo da Palmeira Babaçu, inicia-se na colheita das folhas, que são cortadas quando maduras para obtenção de um material de qualidade. 

Em caminhadas de 8 a 10 km na mata de Barra do Mendes, as artesãs com auxílio de seus maridos, filhos e netos, coletam o material que será preparado para o fino trançado que desenvolveram. O processo de raspagem separa as duas partes utilizadas, que são expostas ao sol antes de serem trançadas. 

Utilizar o miolo, que é a parte interna do talo, foi uma ideia de Clecinha, que observando seus pais trabalharem percebeu que eles não aproveitavam todo o potencial da fibra. Assim, dispõem de um material mais fino e maleável, que gera outras possibilidades criativas. Produzem cestos, balaios, potes, peneiras, luminárias e o que mais vier à mente, uma vez que dominam todo o processo e sabem fazer a matéria prima trabalhar a favor das ideias. 

Quem cria?

O grupo familiar Três Irmãs trabalha com uma técnica repassada de geração em geração, muito utilizada para produção de objetos de uso cotidiano, como cestos e peneiras. Ao longo do tempo, a produção tornou-se importante fonte de renda para a família e a organização do grupo é uma forma de fortalecer o trabalho e a comercialização das peças. 

O trançado é constantemente aprimorado e as formas criadas de acordo com as demandas de clientes e criatividade das artesãs. 

Onde criam

Barra do Mendes é um município brasileiro do estado da Bahia, situado a 534 km da capital Salvador, na Região Noroeste e pertence ao Circuito da Chapada Velha, à Microrregião de Irecê e à Zona Fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional. Com uma população, segundo estimativas do IBGE de 2019, de 13 865 habitantes, tem a agricultura familiar e pecuária como principais atividades econômicas. 

A majestosa e deslumbrante Barragem Eujácio Simões, na cidade, o Bruno, Gruta dos Tapuias, Gruta Pinta dos Tapuias, Cachoeirão do Bom Desejo com duas enormes quedas d'água e com duas grandes piscinas naturais, a Pedra da Canarina uma pedra que pesa várias toneladas sustentadas em duas pequenas pedras, Cachoeira do Chico Perna, Cachoeira da Vereda de Cima, Cachoeira do Some Gato, Cabo do Marrão, Caldeirão do Benedito, Areia Encantada que é um verdadeiro paraíso gelado, Curral dos Tapuias, Cachoeirinha, Serra do André, Serra da Santa Cruz, com 2.150 metros de altura, a serra mais alta do estado da Bahia, Poço do Paredão, inúmeras grutas com pinturas rupestres, lagoas, cachoeiras, rios, riachos, serras, morros, paredões rochosos, descampados, etc., fazem de Barra do Mendes um dos santuários ecológicos mais lindos e mais valiosos do Estado. Cercada de lendas, mistérios e misticismo, é uma das mais interessantes alternativas de turismo ecológico da região.