
Artesanato Rio Grande - Associação de Mães do Rio Grande, Proteção de Santo Antônio
As mãos que criam, criam o quê?
Quem cria?
Em 2002 o grupo Associação de Mães do Rio Grande, Proteção de Santo Antônio foi fundado com apoio do Sebrae e criaram a marca Artesanato Rio Grande. As artesãs do bairro Rio Grande, de São Luís no Maranhão, uniram-se a fim de fortalecerem o trabalho que já realizavam há gerações. Como contam, aprenderam o artesanato ainda meninas, tendo a fibra de buriti como matéria-prima. Hoje constituem o grupo 8 mulheres, que cotidianamente trabalham na sede da associação. Quando os pedidos são grandes, o grupo cresce, podendo chegar a 25 integrantes.
Onde criam?
São Luís é capital do estado do Maranhão, localizado na região Nordeste, com privilegiado acesso ao oceano Atlântico. Território de cultura riquíssima, as heranças dos povos indígenas, europeus e africanos que constituíram a localidade é impressa em suas expressões. Festas populares como o carnaval de rua e o tradicional bumba meu boi e danças como tambor de crioula e cacuriá registram e relembram as origens da população.
Sendo a única cidade brasileira fundada por franceses e tendo sido ocupada também por holandeses e portugueses, tem parte de sua história conservada nos mais de 3.500 prédios do centro histórico. Tal fato fez com que a área fosse declarada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco no ano de 1997.
Toda essa riqueza histórica e cultural constituiu-se em um cenário de praias paradisíacas. A capital foi batizada pelos índios Tremembés no início do século XVII com o nome “Upaon-Açu”, que em Tupi-Guarani significa “Ilha Grande”. De lá pra cá, nas letras de escritores e poetas, a ilha recebeu diversos apelidos como Ilha Rebelde, Ilha Magnética, Ilha do Amor e dos Poetas.






Rede nacional do artesanato
cultural brasileiro
