Participe dos Encontros do Saber no Canal Artesol!

Com tradução em Libras, essa série de encontros ao vivo e online trarão reflexões atuais e conhecimentos ancestrais sobre o universo do fazer manual

 

Junte-se a nós nesta série de lives, em que vamos explorar as conexões profundas entre artesanato, cultura e territorialidades. Será uma semana – de 3 a 9 de novembro – dedicada a trocas de conhecimento, reflexões importantes e histórias inspiradoras, na companhia de especialistas sensíveis e experientes, de diversos campos do conhecimento.

Com tradução em libras, os Encontros do Saber irão reunir pessoas diversas por meio de seus saberes, vivências e repertórios, criando pontes e promovendo a troca de conhecimentos e compartilhando histórias inspiradoras.

Vamos discutir a relação entre artesanato e turismo, território e identidade, marketing e cultura, os processos artesanais e o tempo, mobilização política e inclusão social, entre outros temas relevantes dentro da arte popular.

Confira a programação:

Live 1

Territorialidade e identidade

Convidado: Caio Esteves (Bloom Consulting)

Mediação: Bianca Ramoneda

Dia: 03/11, 19h

Uma reflexão sobre a relação dos artesãos com seus locais de origem e de onde brotam seus ofícios. Uma das questões abordadas será: como a preservação desses territórios contribui para a projeção do artesanato e a manutenção das comunidades produtivas?

Link para a transmissão da live aqui

Live 2

Artesanato integrado ao modo de vida das Mulheres do Jequitinhonha (MG)

Convidadas: Jaquielly Gomes e Mariana Berutto

Mediação: Bianca Ramoneda

Dia: 06/11, 19h

Um bate-papo sobre a conexão entre os elementos construtores do fazer artesanal. Como é a cadeia de valor de um artesanato tão integrado à cultura e ao modo de vida? O que valoram essas pessoas? De onde o artesanato nasce e como ele se perpetua?

Link para a transmissão da live aqui

Live 3

Mestres da cultura na articulação de redes de artesãos na conquista de direitos

Convidadas: Mestras Vânia de Oliveira e Dinoélia Trindade

Mediação: Ana Beatriz Ellery

Dia: 07/11, 19h

Uma conversa sobre a importância da participação de artesãos na conquista de direitos e de reconhecimento na profissão. Como mestres propõem, mobilizam e militam pela implementação de políticas públicas? O que já foi conquistado e o que falta?

Link para a transmissão da live aqui

Live 4

Ofício que acompanha gerações: sintonia entre passado, presente e futuro – Arteza

Convidados: José Castro e Lucas Castro

Mediação: Bianca Ramoneda

Dia: 08/11, 19h

Vamos ouvir a história da Arteza, a Cooperativa dos Curtidores e Artesãos em Couro de Ribeira (PB), que nasceu a partir de um ofício transmitido e aperfeiçoado por três gerações. Como a manutenção desse grupo contribui para o desenvolvimento e a valorização da região?

Link para a transmissão da live aqui

Live 5

Artesanato e turismo de experiência – Que Visu

Convidado: Thiago Buriti

Mediação: Bianca Ramoneda

Dia: 09/11, 19h

Uma apresentação sobre o impacto do turismo na melhoria de vida das comunidades. O formato de expedição imersiva como alternativa de divulgação, preservação do trabalho artesanal e aumento de renda para as comunidades. Quais são os impactos desses roteiros nessas regiões?

Link para a transmissão da live aqui

 

Participe! Inscreva-se clicando aqui e aproveite essa jornada de conhecimento!

Leia mais reportagens