Têxteis do Brasil
O projeto Têxteis do Brasil é um projeto de pesquisa e registro voltado para a valorização das rendas e bordados brasileiros e suas mestras, com o objetivo de salvaguardar esses conhecimentos de valor histórico e cultural.
No primeiro ano de projeto foi realizada a pesquisa de campo para ter contato com os modos de fazer de cada técnica e seus contextos. Realizaram-se entrevistas, registros fotográficos e audiovisuais. Foram 3 meses de viagem da equipe composta por Camila do Rosário, Helena Kussik e Nathalia Abdalla, que percorreram mais de 10.000 quilômetros.
No segundo ano do projeto seguimos com as pesquisas e produção do livro ilustrado, com publicação prevista para outubro de 2024.
Pesquisa de campo
O projeto Têxteis do Brasil é uma ação inédita de pesquisa e registro proposta pela Artesol para a valorização das rendas e bordados brasileiros e suas mestras.
Como ação focada na salvaguarda desses conhecimentos, teremos a publicação de uma enciclopédia de 9 técnicas de rendas e bordados ricamente ilustrada, com passo a passo de seus principais pontos. São elas:
Mapa das técnicas e localidades
A vivência em campo com as mestras, o aprendizado das técnicas e afeto de seus ambientes, foi essencial para construção das bases do conteúdo que será publicado e exposto. Uma construção coletiva que transborda o registro técnico material e revela as rendas e bordados em profundidade.
6 das 8 técnicas contempladas já passaram por processos de patrimonialização, uma vez que esse tipo de registro é de grande relevância para salvaguardar os saberes e fazeres. O papel central que as técnicas ocupam na formação social, cultural e econômica dos locais trabalhados é guia para pensarmos tanto a pesquisa, quanto a exposição e programação integrada, fomentando no encontro com o público o reconhecimento e multiplicação dos saberes tradicionais.
Clique no mapa para
acessar as localidades
Expedição em campo
Entre maio e julho de 2023, a equipe do projeto embarcou em uma jornada inspiradora que levou ao percurso de mais de 10.000 km por 5 estados e 14 municípios brasileiros.
Durante essa imersão, a equipe teve a honra de conectar com 340 artesãs e 17 associações, tecendo laços com a rica cultura e tradição do artesanato local.
Diferenciais do projeto
ILUSTRAÇÕES
Feitas pela artista Camila do Rosário. Todas as representações das técnicas e retratos das mestras serão ilustradas, criando um documento de valor histórico e artístico.
EDITORAÇÃO
Publicação será editorada pela Casa Rex, um dos estúdios de design mais premiados do Brasil.
PESQUISA
Realizada pela antropóloga Helena Kussik e Bianca Matsusaki, especializadas em têxteis e artesanato.
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA
3 meses de pesquisa de campo com registro fotográfico de todo o processo de realizado por Nathalia Abdalla.
Assista ao Diário de Bordo
Uma série de vídeos que mostra os bastidores do projeto por cada uma das localidades visitadas.